Peça Senhora dos Afogados

| 13 março 2009

Acontece no SESC (Serviço Social do Comércio), do dia 13 a 22 de Março, o espetáculo “Senhora dos Afogados”, de Nelson Rodrigues. A peça é dirigida por Domingos Soares e encenada pelo grupo TPA (Teatro Popular de Arte), que tem 20 anos de atuação na cidade.

Escrita em 1947, “Senhora dos Afogados” faz parte das “peças míticas” de Nelson Rodrigues. O texto conta a história de uma família que vive atormentada pela morte de suas filhas por afogamento, pelo incesto e pela acusação do assassinato de uma prostituta, atribuído ao pai, Dr.Misael. A narrativa traz conflitos psicológicos densos e questionamentos sobre a moral, características típicas do autor.

A montagem feita pelo TPA tem traços do teatro grego clássico, e do dramaturgo Norte-Americano Eugene O'Neill. Mesmo o texto contendo muitas rubricas (indicações) de Nelson, a adaptação foi bastante livre, como em outras encenações feitas pelo país, onde os personagens são caracterizados de outra forma, e as cenas e cenários têm diferentes concepções. A narrativa não é linear, ela possui dois ambientes diferentes, sendo dividida em três atos, cabendo ao espectador o papel de “montar” a história, e “construir” o texto junto com os atores, o que exige muita atenção da platéia.

O espetáculo apresenta uma cenografia simples, com o uso das variações dos tons preto e cinza. O uso de poucas cores e detalhes faz o espectador se envolver com a atuação dos atores e a narrativa. A maquiagem da avó, interpretada por Kátia Gonçalves, é muito bem trabalhada, no intuito de realçar as expressões faciais da personagem. O destaque vai para a cena (que não está originalmente no texto), em que as mulheres do cais dançam para o público, tendo como figura central a matriarca, que dá um tom cômico a esta parte da encenação.

Os ingressos da apresentação custam R$ 5,00 a meia-entrada, e R$ 10,00 a inteira. A classificação indicativa é de 16 anos.


Por Raoni Santos

0 comentários:

Postar um comentário