Precariedade esportiva em Juazeiro

| 13 março 2009

No último mês de fevereiro o Estádio Adauto Moraes, sede do Juazeiro Social Clube foi interditado por não atender as condições mínimas exigidas pela F.B. F (Federação Baiana de Futebol). O time encontra-se na segunda divisão do campeonato baiano de futebol.

Gilberto Pacheco, gerente de Esporte do Município, listou uma série de possíveis causas para a atual situação do time profissional de Juazeiro. As principais foram: planejamento inadequado, a dependência de recursos financeiros público-municipais, a má administração desses recursos, e o desinteresse de alguns dirigentes. Ocasionando assim, a perda de credibilidade com os torcedores.

Ao ser questionado sobre a existência de Centros Esportivos na cidade, Pacheco comentou que não existe e que o descaso das instituições esportivas juazeirenses deve-se as más gestações anteriores. O atual governo municipal não possui projetos para construção de tais Centros, pois estes estão diretamente ligados aos esportes de alto rendimento, e a prioridade é o esporte social.

Quanto a ações de incentivo ao esporte, Pacheco afirmou que não há projetos para os esportes de alto rendimento, pois estes são seletivos, e de certa forma, excludentes. Segundo o gerente a Prefeitura de Juazeiro lançará um projeto para incentivar o esporte social. Dentro de uma proposta mais popular e de inclusão, voltado para pessoas de baixa renda e vulneráveis. A iniciativa busca integrá-las por meio do esporte.

“Por muito tempo Juazeiro enfrentou dificuldades, pois o que observamos em nosso município, é a associação, em vários casos, do esporte com o álcool e as drogas, fugindo completamente da proposta/essência da prática esportiva que é a transformação positiva da sociedade.”, afirmou Gilberto.


Gilberto Pacheco
CREF: 2633G-BA
Professor de Ed. Física
Gerente de Esporte de Juazeiro


Por Irislane Pacheco.

0 comentários:

Postar um comentário