Novas Regras de Português

| 14 março 2009

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no dia 29 de setembro de 2008, o decreto estabelecendo o cronograma para a implementação do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Os ajustes começaram a vigorar a partir de janeiro deste ano, mas as duas normas ortográficas – a atual e a prevista no acordo – poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 2012.

Segundo o professor Diego Nogueira, um dos profissionais mais renomados da Região do Vale do São Francisco, a mudança ortográfica da Língua Portuguesa é necessária e louvável. Apesar dos inconvenientes de adaptação às novas regras, o prazo para adequar-se a elas é longo.

“Inicialmente a reação dos alunos é de preocupação. Todavia, após as primeiras explicações sobre o tema, os estudantes ficam mais tranquilos (sem trema) e mais autoconfiantes (sem hífen) na estreia (sem acento) da nova ortografia de algumas palavras.”, afirma Diego, que desde o final do ano passado vem implementando as novas regras em sala de aula.

De acordo com o professor Nogueira não há razão para pânico, haja vista que essas mudanças não abarcaram nem 0,5% das palavras da língua Portuguesa, mas devem ser demonstradas aos poucos, para que se possa acostumar a elas. No entanto, para aqueles que ainda sentem-se inseguros, o Cubonline divulga uma completa e fácil tabela das novas regras disponibilizada pelo site da UOL.

Por Luís Eduardo Alves


0 comentários:

Postar um comentário