Programa de Cidadania em Petrolina

| 17 maio 2009

Na próxima quarta- feira, dia 20 de maio, ocorrerá no Fórum Souza Filho, em Petrolina, um evento para a assinatura do programa Justiça e Cidadania nos Bairros. O acontecimento contará com a presença do prefeito Julio Lóssio, do idealizador do projeto, o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Franco Bacelar, além dos representantes de diversas entidades que apóiam a iniciativa. O programa prevê a realização de palestras nas escolas, advertindo sobre condutas em discordância com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Haverá ainda, a divulgação de ações repressivas no sentido de coibir a presença de jovens em locais inapropriados, como bares e prostíbulos, além da verificação de situações de risco em que estes estão inseridos, como a violência doméstica.

Participarão do Evento os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Polícia Civil, Polícia Militar, 72º BI, Conselho Tutelar, Promotoria da Infância e Juventude, Ministério Público do Trabalho, os Agentes de Proteção, entre outros parceiros como o CEMAM, PETRAPE e ÁGAPE, e dos Presidentes de Bairros.

Após o acordo, o programa iniciará dia 21 de maio, nos bairros João de Deus e o José e Maria, com realização de diligências durante 30 dias. No entanto, as ações ocorrerão num total de 10 bairros durante todo o ano de 2009, sendo eles: Henrique Leite, Fernando Idalino, Gercino Coelho, São Gonçalo e em quatro projetos de Irrigação localizados na zona rural.

Os participantes do Programa, ao longo do ano, realizarão relatórios trimestrais, os quais visam a formatação de um diagnóstico de violência social no município, para que, a partir daí, sejam elaboradas ações específicas para combater os pontos levantados.

As reuniões para a organização e implementação do programa iniciaram-se no dia 26 de fevereiro deste ano. O juiz Marcos Franco Bacelar teve a iniciativa de desenvolver o projeto Justiça nos Bairros que ocorreu em dezembro do ano passado e foi realizado no centro de Petrolina e no bairro Henrique Leite; a partir de então foram identificados os principais problemas relacionados aos jovens na cidade, surgindo, via de consequência, a idéia de expansão do programa para todo o município.

Tendo em vista a necessidade de ampliar o projeto para todo o município e atender toda a demanda constatada, o idealizador do programa afirma que “o escopo fundamental a ser alcançado pelo Programa – já agora com o nome de Cidadania e Justiça nos Bairros – seria a diminuição (quiçá, a extirpação) da violência social que afeta os nossos jovens, enfocando, não apenas, os casos em que o menor seria visto como vítima dessa violência, assim como, aquelas outras hipóteses em que o adolescente labora como agente ativo da referida violência.”

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho será parceira do programa e responsável pela execução do projeto, disponibilizando psicólogos, assistente social, advogados, educadores, bem como fornecendo toda a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento do projeto. O pastor Gilson, diretor da AGAPE, se mostrou bastante contente com a iniciativa. Para ele, qualquer ação desenvolvida pelo poder público é de suma importância. “O grande problema de Petrolina hoje, em relação às drogas, não está no Centro da cidade. É claro que temos muitos problemas relacionados à utilização química no centro, mas o principal foco se encontra nos bairros”, diz ele. Alguns dos fatores citados pelo pastor, que influenciam diretamente nesse processo é a falta de opção de lazer e a má condição de infra-estrutura das crianças e adolescentes.

Outro parceiro do Programa Justiça e Cidadania nos Bairros será a FUNASE – Fundação de Atendimento Sócio Educativo. As suas duas unidades em Petrolina (CENIP E CASE) irão colaborar disponibilizando, voluntariamente, alguns profissionais (advogados, psicólogos, pedagogos) da própria instituição para contribuir com a realização de palestras nos bairros e principalmente nas escolas, contribuindo assim, na parte preventiva do programa.


Por Equipe Cubonline

0 comentários:

Postar um comentário