Morre Augusto Boal

| 03 maio 2009


Faleceu, na madrugada do último sábado, o dramaturgo e diretor de teatro Augusto Boal. Internado desde o dia 28 de Abril, ele sofria de leucemia. Boal foi um dos principais nomes do Teatro de Arena de São Paulo (1956 a 1970) e criador do Teatro do Oprimido, baseado na obra do educador Paulo Freire, que visava a democratização dos meios de produção teatrais.

Augusto Boal era também ensaísta e teatrólogo, suas obras foram traduzidas para mais de vinte línguas, dentre elas o francês, pois o Teatro do Oprimido tem um centro de difusão e pesquisa em Paris.

O dramaturgo nasceu no Rio de Janeiro em 16 de Março de 1931 e estudou Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Paralelamente ao curso, Boal já escrevia textos teatrais. Na década de 50, o diretor estudou dramaturgia na School of Dramatics Arts, em Nova York. Em 1956, regressa ao Brasil e integra o Teatro de Arena. Em 1975, publica o livro “Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas”. Em 2008 Boal recebeu indicação ao Prêmio Nobel da Paz pelo seu trabalho com o Teatro do Oprimido, e em março deste ano foi nomeado embaixador mundial do teatro pela Unesco.

0 comentários:

Postar um comentário