Estado de Greve na Rede Privada de Ensino

| 15 maio 2009

Professores da rede privada de ensino de Pernambuco decretaram greve na manhã de ontem (14). A decisão foi tomada em assembleias realizadas simultaneamente no Recife, na sede do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro/PE), em Caruaru, Serra Talhada, Petrolina e Araripina. Essa é a resposta da categoria ao sindicato patronal, que nas últimas semanas vem trazendo a possibilidade de acabar com as férias de julho. As reivindicações foram rejeitadas pelos donos das escolas.

Devido ao novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os professores além de reivindicarem a transformação das férias de julho em recesso, também pedem a redução de 60 para 50 alunos por sala no Ensino do 5º ao 9º ano, e de 70 para 60 por sala no Ensino Médio. Eles também estão propondo que a primeira parcela do 13º salário seja paga no Dia do Professor, 15 de outubro, a antecipação do aviso prévio do dia 15 de dezembro para o dia 1 do mesmo mês, a garantia de direitos autorais no valor de materiais didáticos produzidos pelos professores, e o reajuste salarial de 12%.

Nesta sexta-feira (15) e nas próximas segunda (18) e terça (19), os professores vão fazer panfletagens nas escolas. Um nova assembleia está marcada para às 9h da quarta-feira (20), no Sindicato dos Bancários da Boa Vista, no Recife, onde a categoria vai decidir se irá deflagar a greve. A decisão foi tomada um dia depois dos professores da rede municipal também decretarem estado de greve.


Com informações do Sinpro/PE

0 comentários:

Postar um comentário