Oxe... E Dorinha vai casar???

| 12 maio 2009

Foi encenado no SESC Petrolina, de 8 a 10 de Maio, ás 20:30h, a primeira temporada do espetáculo “Oxe... E Dorinha vai casar?”, uma continuação da peça “O testamento de Seu Lunga”, encenado pela companhia Só Letrando. O texto e a direção são assinados por Edna Santos.

A trama se passa após a morte de Seu Lunga, que deixa um dote a para a sua sobrinha, Dorinha. Ela decide se casar, e para isso, conta com a ajuda da empregada da casa, Hera. Logo aparecem pretendentes, não para conquistar o amor de Dorinha, mas sim para usufruir do seu dote, são eles: Raimundinho “dos Rojão”, Tonho de Antônio e Chico Papa-Defunto. Após uma tentativa de revelar o nome do escolhido através de uma simpatia para Santo Antônio, inicia-se uma divertida disputa entre os três rapazes, para ver quem levará Dorinha para o altar.

Quem entrou no teatro do SESC se deparou com um cenário simples, com cores vivas e objetos que fazem parte do cotidiano do sertanejo. Uma estátua do Padre Cícero, utensílios de barro e de madeira e uma imagem de Jesus Cristo dizem ao espectador que o espetáculo se passa no interior do Nordeste.

Dorinha está com um figurino mais vivo em relação à peça anterior (O testamento de Seu Lunga), mas esta é a única mudança significativa que ocorre no papel interpretado por Sidneia Costa. Há uma forte influência de Ariano Susassuna na composição dos personagens. O texto é bastante leve, reforçado por expressões faciais e corporais que ajudam no entendimento da platéia. Os atores também se valem de improvisações para conseguir risos do público. Efeitos de sonoplastia comuns em outras linguagens são usados para ilustrar certas situações vividas pelos personagens.

Oxe... E Dorinha vai casar??? é o segundo texto encenado pelo grupo teatral Só Letrando, que existe há seis anos. O espetáculo estará em cartaz nos dias 15, 16 e 17 de Maio, no Centro de Cultura João Gilberto, ás 20:00hs. Os preços da entrada são: R$5, 00, meia-entrada e R$10, 00, inteira.

Por Raoni Santos


0 comentários:

Postar um comentário