OMS teme combinação do vírus A (H1N1) com gripe normal ou aviária

| 14 maio 2009

Já pensando nas consequências da expansão do vírus A(H1N1) da gripe suína no hemisfério sul, a Organização Mundial da Saúde (OMS) teme sua combinação com o vírus da gripe comum e da gripe aviária.

A organização parte do princípio de que a gravidade de uma pandemia depende, principalmente, da capacidade de disseminação do vírus, sendo que diversos fatores podem influir em seu impacto. Durante o século passado, a epidemia de doença infecciosa, que se espalhou nos anos de 1918 e 1919, começou leve e retornou depois de seis meses, de uma forma muito mais letal.

Desde o começo da atual crise da gripe suína, a OMS vem advertindo que os vírus são "imprevisíveis" e podem sofrer mutação para formas mais perigosas, embora, a princípio, pareça que só causa sintomas leves, como é o caso da maioria dos países afetados. No documento enviado pela instituição, é destacada a qualidade dos serviços de saúde em cada país, o que influi diretamente no impacto de qualquer pandemia.

O A(H1N1) da gripe suína nunca foi averiguado antes em pessoas ou animais. Desta forma, cientistas concluem que a imunidade ao vírus será baixa ou quase inexistente entre a população mundial.

Com informações do Atarde

0 comentários:

Postar um comentário