O Mundo em Alerta

| 06 maio 2009

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou nesta quarta-feira, um total de 1.893 casos confirmados de gripe. Os casos foram registrados em 23 países. Segundo a organização, há 44 mortes, confirmadas, pelo vírus - 42 no México e dois nos Estados Unidos.
No Brasil, o Ministério da Saúde informou hoje que o número de casos suspeitos de gripe suína caiu de 28 para 26. Os casos estão em São Paulo (9), Rio de Janeiro (3), Goiás (2), Santa Catarina (2), Tocantins (2), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1), Paraná (1), Pernambuco (1), Minas Gerais (1), Rondônia (1) e Distrito Federal (2). Além disso, o número de pessoas monitoradas também caiu, ontem eram 28 casos, e agora são 15, espalhados por sete Estados Brasileiros. Porém, nenhum caso foi confirmado no país.

- O Vírus e os Sintomas:

O vírus, denominado oficialmente como Influenza A, subtipo H1N1, popularizou-se como “gripe suína” ou “gripe do porco” e não existe uma vacina para combatê-lo. Ele contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos. Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.

Ao contrário do que muitos estão imaginando, consumo de carne de porco não transmite o “Influenza A”. A contaminação é por via aérea, assim como as gripes comuns. Os Seres Humanos são imunes a esses vírus, no entanto, estes possuem a capacidade de trocar componentes genéticos uns com os outros, ocasionando assim uma mutação, e a partir daí o vírus passa a ser suscetível a infectar as pessoas.


Fontes: Globo.com
FolhaOnline

0 comentários:

Postar um comentário