Internet estará a serviço da transparência administrativa

| 07 maio 2009

Atenção cidadão! Essa notícia é do seu interesse. Duas medidas importantes para transparência na administração pública foram tomadas essa semana. Uma ocorreu no legislativo e a outra no judiciário, e ambas utilizam a rede mundial de computadores para esclarecer sobre os gastos e medida que são tomados nesses órgãos.
A primeira aconteceu no Congresso Nacional, na terça-feira (05), com a aprovação do projeto de lei que obriga a divulgação dos gastos previstos e realizados no orçamento da União, estados, e municípios. Os senadores da república escreveram o projeto, o qual aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Qualquer cidadão, partido político, associação e sindicato podem denunciar aos Tribunais de Conta dos estados ou ao Ministério Público o descumprimento da lei, se ela entrar em vigor.

A segunda medida partiu da instância máxima do poder Judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF). A novidade é que o Youtube, maior site de vídeos da internet, abrigará as sessões da justiça brasileira. Uma parceria entre o STF e o Google, a empresa que controla o Youtube, foi firmada na última segunda-feira em Brasília, podendo ser vistos pelos cidadãos que tem acesso a internet em qualquer e hora e lugar. As reuniões judiciais ganharam destaque na mídia há duas semanas, com a transmissão ao vivo do bate-boca, entre o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa. O episódio gerou instabilidade e dissidência entre os demais ministros e a imagem do órgão perante a opinião pública.

Dessa forma, a internet contribuirá para uma gestão mais transparente e demandando uma postura mais íntegra tanto do legislativo, cuja imagem é uma das mais defasadas por escândalos, quanto do judiciário.

0 comentários:

Postar um comentário