Estudantes do ensino médio poderão escolher 20% da sua grade curricular

| 04 maio 2009

O Ministério da Educação (MEC), em um documento chamado “Programa Ensino Médio Inovador”, propõe que os alunos do ensino médio possam escolher 20% da sua grade curricular. O aumento da carga horária anual do segundo grau, de 2,4 mil para 3 mil horas, da inclusão de aulas práticas e do oferecimento de mais atividades culturais aos estudantes estão contidas na proposta do Ministério.

A votação das propostas será feita pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) até o mês de Julho, cabendo as redes estaduais de ensino a opção de adotar ou não as medidas. Se aprovado, o projeto pode começar a funcionar no próximo ano em 100 escolas, escolhidas pelas menores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esta mudança é discutida desde o ano passado pelo MEC, no intuito de despertar maior interesse do jovem pela escola, tendo como base pesquisas apontando que o atual modelo de ensino aumenta a evasão escolar e é desinteressante para os alunos.

O novo sistema terá disciplinas optativas que complementam as básicas e a divisão da atual grade curricular em temas gerais: línguas, exatas e biológicas, matemática e humanas.

0 comentários:

Postar um comentário