Reservatório de Sobradinho atinge 100%

| 30 abril 2009

O reservatório da Usina de Sobradinho alcançou 100% de sua capacidade nessa segunda-feira, dia 27. Com o total de 34,1 bilhões de metros cúbicos de água, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) registra vazão de três mil metros cúbicos por segundo, valor este que deve subir para 4mil, despejando mais água no posterior percurso do rio São Francisco.

A capacidade máxima de armazenamento garante tranqüilidade na geração de energia elétrica por mais dois anos. O vertimento está previsto para durar duas semanas, período necessário para equilibrar a quantidade de água, permitindo manter o nível máximo no reservatório. O efeito é perceptível nas cidades que margeiam o rio e no entorno do lago, dentre elas estão Juazeiro, Petrolina, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Remanso e Pilão Arcado.

As famílias do bairro mais baixo de Juazeiro, o Angary, sofrem com as chuvas constantes e a cheia do lago. As vazões da represa de Sobradinho, que fazem o nível do rio subir, têm desabrigado alguns habitantes ribeirinhos, que segundo o vice-presidente da colônia de pescadores de Juazeiro, Juvêncio Itabira Moreira, são encaminhados ao prédio da colônia até que a água diminua. No ano passado várias famílias tiveram que deixar suas casas.

O lago cheio é também sinal de fartura. Em uma semana, pescadores de Remanso e Pilão Arcado, encheram seis caminhões, cada um com seis toneladas de peixe. “A cheia do lago favorece a atividade de pesca”, afirma a presidente da Colônia de Pescadores de Remanso, Vera Lúcia Ferreira.

Muitos agricultores que plantaram feijão, milho e outras culturas no largo espaço de terra molhada que se abre quando o rio seca, perderam seus cultivos, devastados pela força d’água.




Fonte: A Tarde
Informe Sergipe

0 comentários:

Postar um comentário